20.8.08

Conhecimento com prazo de validade

(O do Brasil já venceu!)





Achar que está tudo bem nas escolas, entidades e meios de comunicação é cômodo e apropriado já que ‘não se pode fazer nada diante do sistema’. Atitudes como essas são o reflexo de pessoas que vivem debaixo de um esquerdismo teórico extremado, mas que na prática balançam a cabeça concordando com uma educação deficiente e com os ‘restos’ que normalmente a mídia dispõe: cores, formas, sons, correria, dia-a-dia, falta de tempo, alienação.
Essa é uma das características da pós-modernidade: o despejo de informações da mídia e do sistema de ensino, sem tempo para que aconteça uma ‘digestão intelectual’ e possível compreensão. Falta de capacidade de concentração, de atenção, de expressar-se claramente são também marcas de uma sociedade, sobretudo os jovens, que desaprendeu a pensar.
Às vezes, por exemplo, se critica a falta de cultura, quando cultura nada mais é do que a capacidade do próprio ser humano de interagir com o meio através da sua racionalidade e com sua inteligência consegue executar, através da música, literatura e cinema. Interação possível com conhecimento em diversas áreas.
Enquanto não se desenvolver uma sociedade reflexiva, as ordens vão continuar vindo de todos os lados: compre, viaje, leia, coma, beba, vista, molde-se! Com um grande risco de ser excluído de tudo o que é taxado de normal, caso não haja adaptação à essas modinhas.
Para que não se formem cidadãos massificados e alheios à realidade dominante, o processo de construção do pensamento através de uma educação acessível e qualitativa, precisa urgentemente ser repensado e visto como parte da formação obrigatória do ser humano. Para isso, é preciso deixar de fazer da ‘teoria do umbiguismo’ o principal assunto de rodas de conversa.




Ps.: Desculpem a falta de junção entre os assuntos, é praticamente um rascunho que escrevi no calor de alguns pensamentos que tive, por isso as idéias apresentam-se um pouco sem sentido, mas só aqui, porque em minha mente estão completamente organizadas e em ordem alfabética!hahaha

4 comentários:

Esquadros disse...

Entendo completamente esta tempestade de pensamentos...e fico a refletir sobre pessoas que precisam digerir a educação, no tempo que a informação é questão de segundos...

Anônimo disse...

What good pit stop...dear...

Bejinhos

Anônimo disse...

"Falta de capacidade de concentração, de atenção, de expressar-se claramente são também marcas de uma sociedade, sobretudo os jovens, que desaprendeu a pensar."

Concordo plenamente. É nítida a timidez intelectual da média da população. No linguajar, no comportamento, na inteligência e no senso crítico... É lamentável ver nosso Brasil regredindo intelectualmente.

Mais ainda bem que há pessoas como você :)

Anônimo disse...

Adorei sua palavras, e os comentários sobre a alienação das pessoas! A mídia está controlando tudo e todos!
temos que ter cuidado, hehe.

voltarei :]
obrigada pela visita!

beijú :*