O Dr. Gary Chapman, em seu livro As cinco linguagens do amor, destaca que normalmente as pessoas utilizam diferentes linguagens emocionais para se comunicarem, gerando muita confusão e pouco entendimento quando não compreendidas. O livro, escrito especialmente para casais, mostra que não só marido e mulher precisam aprender um pouco mais sobre a linguagem do outro, mas que a sua linguagem emocional e dos seus amigos, colegas de trabalho, pais, irmãos e namorado (a), às vezes é tão diferente quanto chinês e inglês, gerando alguns problemas de comunicação que podem ser resolvidos simplesmente ao conhecer a linguagem que a pessoa usa.
Palavras de afirmação: existem pessoas que gostam de elogios verbais, palavras de apreciação ou palavras encorajadoras. Não se trata de bajulação para você conseguir o que quer, mas de um comunicado do seu carinho de forma direta, simples e verbal.
Qualidade de tempo: para outras pessoas a linguagem emocional é qualidade de tempo. É quando a pessoa gosta que outras lhe dediquem um tempo pra que possam fazer algo juntos. Significa dar sua inteira atenção a alguém sem dividi-la. Não é sentar-se no sofá e assistir TV com alguém, é com a TV desligada conversar olhos nos olhos. Estar um para o outro, um com o outro.
Receber presentes: “símbolos visuais do amor são mais importantes para uns do que para outros.” ...”Quem tem essa linguagem vive grandes emoções ao receber presentes”.
Formas de servir: procurar agradar fazendo coisas que sabe que a outra pessoa aprecia. Pode ser ajudando-o (a) naquele relatório do trabalho, surpreender arrumando a casa, lavando o carro ou fazendo o prato que gosta.
Toque físico: cafunés, andar de mãos dadas, abraços apertados ou não, podem fazer parte de quem tem o toque físico como sua principal linguagem emocional.
É interessante como cada um fala e expressa amor e carinho de formas diferentes. Não é difícil identificar essas linguagens, basta um pouquinho mais de atenção aos sinais e dicas que as pessoas mesmas dão. Quando se fala o mesmo dialeto, expressar e receber carinho se tornará ainda mais prazeroso e divertido. É importante perceber que todos falam do mesmo sentimento apenas de formas diferentes.
O nosso ouvido quer escutar
O que o coração tem pra falar
E os nossos olhos também querem ver
Todo esse texto que há dentro de você
A fonte secreta de nossa alma
Precisa brotar, precisa correr.
E todo ser humano sonha em expressar
O que o coração tem pra falar
Banda Nayah
2 comentários:
Nossa muito legal o texto. Realmente entender e se comunicar em pequenos gestos, pequenos movimentos é algo muito importante. Espero poder aprender vários modos em minha vida.
Abraço
Leonardo
Posso entrar? =]
Agora 2 distraídos comentaram!!
Texto interessante, gostei muito!
E vim aqui tbm pra agradecer teu comentário.. Obrigada flor!
Postar um comentário